Indicações
brasao

Câmara Municipal de Areado
Estado de Minas Gerais

Finalizar


INDICAÇÃO Nº 25/2013


Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Areado

 

Os Vereadores que esta subscrevem, com amparo no Regimento Interno, artigos nº 108 e 148, propõe ao egrégio Plenário, a seguinte medida de interesse público, a ser encaminhada ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para a seguinte providência:

? Criação do Projeto Plantando e colhendo Saúde

JUSTIFICATIVA:
O projeto consiste em colocar em caráter de urgência, a realização do exame de Colinesterase, que detecta resíduos de agrotóxicos no sangue dos agricultores, que utilizam agrotóxicos na lavoura. A partir da inclusão do exame no calendário da Secretaria de Saúde, o exame seria realizado em períodos determinados como são feitas as campanhas de vacinação todos os anos nos postos de saúde do município. Em parceria com a EMATER, também seriam realizadas campanhas de prevenção sobre o uso de agrotóxicos pelos trabalhadores rurais. A Secretaria de Saúde, pode solicitar maiores informações e solicitar convênio com a UNIFENAS, para compra do material de coleta do sangue e para realização do exame. Os postos de saúde passariam a realizar o exame todos os anos, a princípio somente nos trabalhadores da agricultura familiar e os custos seriam pagos pelo SUS. No mês de outubro de 2012, foram realizados exames em 40 trabalhadores rurais do município, e 40% das amostras coletadas apresentaram alterações preocupantes, o que indica que estamos com um problema gravíssimo de saúde pública no município, e que esta casa de leis tem a responsabilidade e a obrigação moral de alertar as pessoas da área da saúde, para implantar o projeto o mais breve possível para acompanharmos mais de perto o problema e buscar as soluções necessárias.
 

Assim, como representantes do povo não podemos ficar omissos a essas solicitações, cabendo-nos cobrar do Chefe do Executivo empenho para realizar o acima aventado.

Areado, 29 de janeiro de 2013
Vereadores

 
Acesso Direto